O prémio será concedido a indivíduos ou instituições que tenham realizado um trabalho, estudos ou programas que, na opinião do júri, tenham contribuído decisivamente para a normalização social, na saúde, educativa e / ou cultural desta deficiência, tendo favorecido com o seu esforço, para a melhoria da qualidade de vida do colectivo.
O prémio será atribuído em três categorias:
1º) Categoria Institucional: a pessoas jurídicas, públicas ou privadas, excepto meios de comunicação.
2º) Categoria Meios de Comunicação
3º) Categoria Pessoal: unicamente para pessoas individuais.
A acondroplasia é uma mutação genética que afeta o desenvolvimento normal dos ossos, gerando numerosas complicações médicas, de saúde e de mobilidade para as pessoas afetadas. As pessoas com acondroplasia têm características físicas que têm sido tradicionalmente associados a um estereótipo de “palhaço”, que segue muito vivo na nossa sociedade e que está na base do forte estigma social que sofrem as pessoas afetadas. O estigma social, na acondroplasia, é quase mais difícil de suportar do que a própria deficiência física, também grave.
O prémio é instituído com o objectivo de sensibilizar a sociedade para o problema das pessoas com acondroplasia e outras displasias, que afeta uma em cada 20.000 pessoas e está incluída entre as designadas doenças raras.
O júri será constituido dia 7 de Março. Será presidido pelo presidente da Fundação ALPE acondroplasia, Dr. Philip Press e será composto por representantes da Fundação, bem como personalidades relevantes na vida social e especialistas em diferentes campos (biomédico, social, educativo, da comunicação social, etc.). Para a atribuição do prémio, o júri irá considerar a importância do trabalho realizado por cada candidato a favor da melhoria da qualidade de vida deste grupo, a motivação altruísta ou solidária do seu trabalho, o grau de compromisso com a comunidade, o exemplo e projeção social do seu trabalho. Estes prémios não são pecuniários. Os vencedores receberão o logotipo distintivo da Fundação assim como uma obra de arte.
O regulamento completo (em espanhol) poderá ser acedido e descarregado AQUI.
A data limite para as candidaturas será 10 de Abril 2016. O formulário de inscrição pode ser visto e descarregado AQUI.
Qualquer dúvida contacte: acondro@fundacionalpe.org
The post Candidaturas abertas para o III Prémio ALPE Acondroplasia appeared first on ALPE.